terça-feira, 1 de junho de 2010

Onde tudo começou... pelo menos pra mim...

Desde os 12 aninhus por ae eu comecei nesse ramo de informatica, ainda de brincadeira claro, achava que ser hacker era algo facil, pega uns bat pronto enviava por ICQ e deu, o cara pegava virus e eu era hacker! não é assim... hehe

Mas o que é ICQ?

É sobre isso, que pretendo falar nesse post.

Nos primódios onde ainda nao existiam redes sociais em massa como hj, que tem o Twitter, Orkut, Facebook, badoo, hi5, gengibre, ou programs de comunicação instantanea como o Skype, Msn... entre outros. E os programas de comunicação que mais fizeram sucesso na minha adolescência foram, o Mirc e o ICQ.

ICQ

Usei por pouco tempo creio que por uns 3 anos, existe até hj, mas eu nao conheço ninguem que utilize ainda, depois do Skype, interface bem pobrinha, cada usuario tinha um numero, tipo telefone ae o cara te dava e tu te conectava a ele podia deixar mensagens off line e conversar "ao vivo" como um mensageiro instantaneo... na epoca q eu usava ele ele fazia isso que eu saiba mas se quiser saber mais... vai em http://pt.wikipedia.org/wiki/ICQ

mIRC

Na verdade IRC, mIRC é um programa que utiliza o IRC para se conectar, no brasil o servidor de mais sucessor era Brasnet, que fez a alegria de muitos como eu durante anos como você pode conferir em http://www.brasnet.org/.

Os scripts (programas estilo mIRC) mais usados eram Scoop, Avalanche, Cyber e o próprio mIRC.

Tinha hierarquia, Existiam os IRCbots que podiam fazer quase tudo, os Donos de canal, os Operadores de canais que eram identificados com um @ antes do nick , os voices que em certos tipos de canais eram os unicos que podiam falar pra todos verem que tinham um + antes do nome, e é claro os usuários normais.

O sucesso da rede era imenso, me lembro que na minha cidade Pelotas, nos finais de semana chegou a marca de mais de 1000 usuarios simultaneos, os canais eram identificados por # antes do nome e para entrar em uma canal era necessario dar o comando Join (/j nomedocanal).

Existiam os pvts, que eram as mensagens que se mandava individuais com os usuários, semelhantes ao msn messenger mas sem a interface grafica do mesmo.

Era muito simples e divertido através dos comandos que os scripts gerados, o usuario poderia digitar /cantada e o script gerava uma cantada aleatória ou entao escolher uma cantada, entre outras coisas...

Infelizmente no Brasil a brasnet que era a lider, encerrou suas atividades vendo que com a chegada do msn messenger, do orkut, o movimento no IRC andava bem baixo, alem disso, os constantes ataques a brasnet que faziam os usuarios serem desconectados foi um grande fator para que tudo acabasse.

Mas enfim, se você quiser ver como era ainda pode baixar o mIRC ou outro script que ainda esteja vivo.

se quiser saber mais sobre o IRC visite a IRC e Brasnet na wikipédia

alem desses ainda tinha o email, os clientes de email que ainda são muito usados.

esse post foi inspirado numa conversa que tive com o @MeloRicardoMelo o que nao conheceu o mIRC hehe

;)

3 comentários:

  1. Eu sou só do tempo do ICQ hehhe o melhor de todos no meu ponto de vista, uma coisa boa nele que se pode achar as pessoas sem precisar pedir para a própria pessoa.
    O mIRC eu usei muito pouco pois na minha cidade não era muito conhecido, fui conhecer em pelotas que era um vicio nisso heehhe

    Titulo arrumadinho agora ficou Bunitinho hehaueuiahe
    Beijo Negaa Tá bem bacana aqui

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, muito interessante! e que saudade do mirc :/ a gente era feliz e não sabia

    ResponderExcluir
  3. Bah velho, muito massa o teu post, pra quem nunca tinha ouvido falar, como eu, foi um bom aprendizado!!

    ResponderExcluir